quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A Poesia está nos olhos de quem lê (e escuta)



A Poesia, tão cheia de rimas, fala sobre sentimentos e coloca em palavras o que a gente tem aqui dentro, declama, sensibiliza, traz chama ao coração e aquece a vida com letras e frases que só o poeta saberia fazer; faz e mais, nos toca sem movimentar os dedos, nos toca com um simples pensamento. 


A poesia é um tipo de texto literário e sim, ela é utilizada também no meio publicitário, narrada em comerciais televisivos ou escritas em meio impressos, ela está fazendo também propaganda, com um pouco mais de adjetivos e descrições de sentidos, ela nos mostra um lado mais sensível de anunciar um produto ou um serviço. 


Comercial da Unimed de Belo Horizonte, une imagem em vídeo que casadas com o texto poético narrado em terceira pessoa, causam uma sensação de alegria, emoção e sensibilidade perante a vida.
 





O Boticário lançou uma linha de perfume chamada Anni – mas lançou com muita poesia:  

  





]“Assim como a poesia, Anni encanta, emociona, apaixona em cada gota…
Deixe-se envolver por sua nota cítrica alegre e seus frutais vibrantes, renda-se a delicadeza das flores frescas e confortáveis e, finalmente deleite-se com sua assinatura gourmand jovem e divertida! Anni uma poesia em forma de perfume!”



A MB Propaganda na campanha do dia dos pais do ano passado (2012) inclui frases poéticas no catalogo para que nesses versos, junto com os brinquedos também colocados nas fotos, mostrassem a relação pai e filhos:



"Nas brincadeiras, o gesto de carinho"

 "Nos brinquedos espalhados no chão, nossa amizade" 

 " Em cada contato e sorriso, seus ensinamentos"

 
 "viva cada momento"


Outro cliente nosso (da MB), é o Dia Dia Casa,  que mais uma vez utilizamos de um texto poético para narrar o comercial, que junto com a protagonista, faz do comercial um conjunto rico entres cuidado com a casa, os produtos que utilizamos no nosso cotidiano e carinho que temos em cultivar sentimentos e momentos: 




Outro método de poesia muito empregada na propaganda é a poesia concreta, em que se brinca com palavras formando assim outra:  







A poesia está nos olhos de quem lê e escuta, ela está na sensibilidade de fazer diferente, de ousar e brincar com palavras. Use de poesia, diga em seu dia a dia palavras mais doces e olhe para vida com mais admiração.

A MB Propaganda deseja a todos um dia cheio de poemas e  que nós sejamos os autores desses versos.
 



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei muito da postagem. Sou professora de português e estou trabalhando o tema propagandas com alunos da 7ªsérie. Eu estava procurando exemplos de propagandas com poesia para mostrar para eles, e aqui no blog encontrei exemplos perfeitos.Parabéns, amei a postagem!

    ResponderExcluir