Segundo o Itaú cultural, a
fotografia publicitária se define como “Fotografia
especialmente produzida para a difusão comercial de um produto, independente do
suporte escolhido pelo anunciante, que tanto pode ser a mídia impressa -
jornais, revistas, cartazes, out-doors, ou folhetos - quanto audiovisual, como
multivisões e anúncios transmitidos pela televisão ou pelo cinema. Na
fotografia publicitária, de modo geral, a concepção prévia da imagem é esboçada
pelo diretor de arte da agência que detém a conta do cliente em questão e a
tomada da foto é respaldada na atuação de um produtor que reúne o material
necessário, podendo inclusive chegar a organizar pessoalmente os elementos
constitutivos da composição. Nestes casos, estes profissionais podem ser
legitimamente considerados como parceiros do fotógrafo na realização da fotografia
final.”.
A Fotografia gera um campo visual
entre seu publico e o produto, constrói uma ideia sobre aquele universo e a passa para que possa ser
assim almejada, desejada pelo público-alvo que ao ver toda composição e
mensagem sugerida pelos componentes ali colocados, se identifica com o que
busca e assim consumirá o produto ou serviço anunciado. Ou alertar como é o caso do anuncio abaixo.
Esse é só um exemplo do campo em que
atua a fotografia, essa prática que pode ser considerada arte ou não, que já espantava
as pessoas em capturar imagens ali reais, aprisionadas e mantidas para sempre
em um pedaço especial de papel. E que tem sim esse poder, pegar o agora e o
eternizar.
Nesse 8 de Janeiro homenageamos
os fotógrafos em seu dia e agradecemos essa paixão que os movimentam e que nos
tornam parceiros, não só no meio publicitário, mas que trazem mais beleza à
vida e nos fazem admirar cada pedaço do mundo e das pessoas que vemos pelos
olhos de outro e posterior, com os nossos.
Acesse o link abaixo e começa mais sobre nossos fotógrafos brasileiros:
Uma parceria que cada vez mais
acontece no meio publicitário, é de grandes nomes da fotografia se unir a uma
campanha X de uma determinada marca e dar um novo apelo e maneira de
representá-la, mesclando produto com as características que o fotografo mesmo
apresenta o caracterizando.
A Havaiannas por exemplo, convidou dois nomes
de peso da fotografia para uma campanha mais ousada e diferenciada. Miles Aldridge, que tem um belo trabalho com
cores fortes e vibrantes, e o consagrado David conhecido por seu estilo
extravagante e exagerado.
Fotos da Campanha:
Assim como o famoso fotografo Steven Meisel assumiu a campanha da Diesel na campanha publicitária Outono/Inverno 2012/13 da Diesel.
A Campanha de verão 2012 da Louis Vuitton foi assinada pelo fotografo Steven Meisel que trabalha uma fábula em tons pastéis dando delicadeza e muita criatividade à campanha.
A fotografia é elemento essencial
para nós publicitários, é o meio em que nos comunicamos, é uma passagem para
informar, é o caminho para mostrar, se comunicar com o outro. Nós da MB
Propaganda valorizamos esse profissional e desejamos a eles não só um belo dia,
mas uma bela carreira e com muitas fotos de extremo sucesso.
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