segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

São Paulo, uma cidade mais limpa, mas não sem propagandas!



Como nossa última postagem foi sobre São Paulo e seus 459 anos, hoje traremos um assunto mais especifico sobre nossa área: A Publicidade e a Propaganda.
Em 2007, na São Paulo capital, entrou em vigor a Lei denominada Cidade Limpa que proibiu a veiculação de propagandas e anúncios publicitários em outdoors e limite de tamanho em placas dos estabelecimentos comerciais na cidade com o objetivo de tirar a poluição visual a qual São Paulo estava sendo consumida, por ser uma Cosmópolis a qual se encontra de tudo um pouco e que todos querem ser vistos, deixar sua marca e fazer com que as pessoas os vejam, conheçam seus produtos e serviços, ou seja, divulgar por meio da propaganda; fazia com que a cidade acumulasse um absurdo de anúncios por metro quadrado escondendo muitas vezes até mesmo sua arquitetura. 

O Prefeito Kassab implantando a Lei na cidade de São Paulo no dia 1º de Janeiro de 2007



A mesma rua antes e depois da Lei Cidade Limpa. 




A Lei foi muito mal recebida pelas agências de publicidade e propaganda, assim como proprietários de Outdoors espalhados pela cidade em que tiravam muito de sua renda por tal modo de propaganda. E ela veio mesmo para ficar, sacudindo assim o mercado publicitário que se viu em uma encruzilhada em que a criatividade foi a saída para esse impasse. 

Noticias sobre a implantação da Lei


A Mídia Indoor, já empregada muito em cidades como Nova Iorque, Londres e outras capitais mundiais, veio então para se instalar em São Paulo. Mídia Indoor é aquela propaganda e anúncios feitos dentro de um estabelecimento, aproveitando-se já dos locais de instalação e “brincando” com o espaço, aproveitando seus elementos e trazendo uma nova forma de se comunicar com seu público alvo.
Segundo André Bronstein, sócio-diretor da Mídia em Foco, em uma reportagem (reportagem ilustrada na figura abaixo) sobre o tema caracterizou seus serviços com as seguintes palavras “Realizamos ações de mídia como adesivagem de ambientes e de objetos como espelhos, paredes, esteiras, balanças, ambientação de vestiários, aulas especiais patrocinadas, personalização de bebedouros e colchonetes, entre muitas outras opções”.

Reportagem mencionada acima.


O AdSleeve é uma das alternativas da mídia Indoor, trata-se de propagandas feitas em catracas, colocando o produto nas mãos do consumidor e visível a ele em sua rotina do dia a dia, e muitas marcas optam por essa opção de propagar sua marca na nova São Paulo da Lei Cidade Limpa.
Cada vez mais digital a Mídia Indoor invade principalmente os Metrôs, Os trens e os ônibus de São Paulo a fim de atingir um público cada vez mais segmentado e especifico. Segundo a gerente de novos negócios do Metrô de São Paulo, Renata Lucena, a procura por anunciar em metrôs aumentou em 15% no mesmo ano em que a Lei foi imposta. Novas opções de anunciar foram colocadas em prática, a publicidade encontra caminhos para entrar em contato com mundo, divulgar produtos e serviços e agora de uma maneira menos agressiva aos olhos e à cidade. 

Exemplo de propagandas utilizando AdSleeve




A Mídia Indoor digital invade também os bares e restaurantes que foram os primeiros estabelecimentos a promover a mídia Indoor desde propagandas feitas em guardanapos, em bolachas de copos, no banheiro... Criativos e cada vez mais inovadores, a propaganda e os anúncios publicitários se comunicam dentro de um espaço fechado, sabendo e conhecendo mais seu público e se adaptando de formas diferenciadas, se recria na cidade agora visualmente lá fora mais limpa, mas que não dorme e que não extingue o tanto de produtos e serviços que ela comporta e traz aos seus moradores e visitantes. 


Exemplos de Mídias Indoor: 














 Mídia Indoor em Restaurantes e Bares:





Mìdia Indoor em Banheiros:



Mídia Indoor Digital em ônibus e Metrô: 


Mídia Indoor em shopping Centers: 




Entenda mais sobre a Mídia Indoor em São paulo: 




A propaganda é um método tão antigo quanto a datas históricas de civilizações humanas em que já se organizava em sociedades e apresenta um comercio significativo como os antigos egípcios, por exemplo, e ela continua acompanhando as sociedades já que vivemos baseado em comercio, em produtos e consumo e sempre encontrará uma forma de se encaixar no ambiente para que assim a concorrência seja estabelecida e continue impulsionando o sistema capitalista a qual vivemos.  

Galo símbolo da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) no Brasil.






A MB Propaganda espera sempre acompanhar as noticias e saber informar você sobre este universo ao qual estamos inseridos, trabalhando e sempre buscando fazer o melhor sempre. Tenham um bom dia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário