Como nossa última postagem foi sobre São Paulo e seus 459
anos, hoje traremos um assunto mais especifico sobre nossa área: A Publicidade
e a Propaganda.
Em 2007, na São Paulo capital, entrou em vigor a Lei
denominada Cidade Limpa que proibiu a veiculação de propagandas e anúncios publicitários
em outdoors e limite de tamanho em placas dos estabelecimentos comerciais na
cidade com o objetivo de tirar a poluição visual a qual São Paulo estava sendo
consumida, por ser uma Cosmópolis a qual se encontra de tudo um pouco e que
todos querem ser vistos, deixar sua marca e fazer com que as pessoas os vejam,
conheçam seus produtos e serviços, ou seja, divulgar por meio da propaganda;
fazia com que a cidade acumulasse um absurdo de anúncios por metro quadrado
escondendo muitas vezes até mesmo sua arquitetura.
![]() | |
| O Prefeito Kassab implantando a Lei na cidade de São Paulo no dia 1º de Janeiro de 2007 |
![]() | |
| A mesma rua antes e depois da Lei Cidade Limpa. |
A Lei foi muito mal recebida pelas agências de publicidade e
propaganda, assim como proprietários de Outdoors espalhados pela cidade em que
tiravam muito de sua renda por tal modo de propaganda. E ela veio mesmo para
ficar, sacudindo assim o mercado publicitário que se viu em uma encruzilhada em
que a criatividade foi a saída para esse impasse.
![]() |
| Noticias sobre a implantação da Lei |
A Mídia Indoor, já empregada muito em cidades como Nova
Iorque, Londres e outras capitais mundiais, veio então para se instalar em São
Paulo. Mídia Indoor é aquela propaganda e anúncios feitos dentro de um
estabelecimento, aproveitando-se já dos locais de instalação e “brincando” com
o espaço, aproveitando seus elementos e trazendo uma nova forma de se comunicar
com seu público alvo.
Segundo André Bronstein, sócio-diretor da Mídia em Foco, em
uma reportagem (reportagem ilustrada na figura abaixo) sobre o tema caracterizou
seus serviços com as seguintes palavras “Realizamos ações de mídia como
adesivagem de ambientes e de objetos como espelhos, paredes, esteiras,
balanças, ambientação de vestiários, aulas especiais patrocinadas,
personalização de bebedouros e colchonetes, entre muitas outras opções”.
![]() |
| Reportagem mencionada acima. |
O AdSleeve é uma das alternativas
da mídia Indoor, trata-se de propagandas feitas em catracas, colocando o
produto nas mãos do consumidor e visível a ele em sua rotina do dia a dia, e
muitas marcas optam por essa opção de propagar sua marca na nova São Paulo da
Lei Cidade Limpa.
Cada vez mais digital a Mídia
Indoor invade principalmente os Metrôs, Os trens e os ônibus de São Paulo a fim
de atingir um público cada vez mais segmentado e especifico. Segundo a gerente de novos
negócios do Metrô de São Paulo, Renata Lucena, a procura por anunciar em metrôs
aumentou em 15% no mesmo ano em que a Lei foi imposta. Novas opções de anunciar
foram colocadas em prática, a publicidade encontra caminhos para entrar em
contato com mundo, divulgar produtos e serviços e agora de uma maneira menos
agressiva aos olhos e à cidade.
![]() |
| Exemplo de propagandas utilizando AdSleeve |
A Mídia Indoor digital invade
também os bares e restaurantes que foram os primeiros estabelecimentos a
promover a mídia Indoor desde propagandas feitas em guardanapos, em bolachas de
copos, no banheiro... Criativos e cada vez mais inovadores, a propaganda e os anúncios
publicitários se comunicam dentro de um espaço fechado, sabendo e conhecendo
mais seu público e se adaptando de formas diferenciadas, se recria na cidade
agora visualmente lá fora mais limpa, mas que não dorme e que não extingue o
tanto de produtos e serviços que ela comporta e traz aos seus moradores e
visitantes.
Exemplos de Mídias Indoor:
Mídia Indoor Digital em ônibus e Metrô:
Entenda mais sobre a Mídia Indoor em São paulo:
A propaganda é um método tão
antigo quanto a datas históricas de civilizações humanas em que já se
organizava em sociedades e apresenta um comercio significativo como os antigos egípcios,
por exemplo, e ela continua acompanhando as sociedades já que vivemos baseado
em comercio, em produtos e consumo e sempre encontrará uma forma de se encaixar
no ambiente para que assim a concorrência seja estabelecida e continue
impulsionando o sistema capitalista a qual vivemos.
![]() | |||||
| Galo símbolo da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) no Brasil. |
A MB Propaganda espera sempre acompanhar as noticias e saber informar você sobre este universo ao qual estamos inseridos, trabalhando e
sempre buscando fazer o melhor sempre. Tenham um bom dia!!!


































Nenhum comentário:
Postar um comentário