A
construção civil está em alta esta semana, já que hoje é o dia do
arquiteto(a) e do engenheiro(a).
Nessa pegada e ainda na onda do marketing de
guerrilha o post de hoje é sobre video-mapping, uma nova estratégia para unir o
mercado publicitário e a paisagem de pedra das cidades.
O
video-mapping é uma técnica de projeção de vídeos, um show em 3D projetado em
fachadas de prédios, casas e monumentos. Quase sempre esse show de imagens é
acompanhado por uma trilha sonora que conversa diretamente com o que nos é mostrado. Quando lincada à Publicidade, a projeção é feita em estruturas de grandes dimensões, o objetivo é promover um verdadeiro espetáculo de luzes para quem quiser ver.
(O dj canadense DEADMOU5 e a Nokia mostraram como é que se faz um video-mapping)
(Se quiser fugir da estratégia musical, pode ir na linha da Hot Wheels)
É uma empreitada cara e exige um certo tempo de produção, já que, como o próprio nome diz, a área de projeção tem que ser toda mapeada e reproduzida virtualmente, cada aresta, porta, janela, cada canto deve ser preenchido adequadamente. Depois disso deve se escolher o projetor e posicioná-lo no lugar certo, para que cada imagem seja reproduzida no lugar exato.
O Brasil vem aprimorando-se nessa técnica e também tem seus exemplos ...
(Em 2010 uma campanha contra o abuso infantil fez o Cristo Redentor fechar seus braços!)
(E no ano seguinte o Discovery chamou atenção na Av. Paulista.)
(E para encerrar, a projeção feita pela Peugeot na Cinelândia)
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