O Natal está
quase ai, mas como ano passado a gente já falou sobre os comerciais da época eu
fiquei pensando no que escrever para vocês, e refleti que Natal também é
sinônimo de Compras. Li um artigo recentemente sobre as novas caras da Oscar
Freire(não consegui achar o link); as grandes grifes internacionais estão
migrando para os centros comerciais e no lugar, as marcas nacionais investem na
instalação de “Lojas Conceito”, então resolvi que seria sobre elas o post de
hoje! Afinal, Natal é época de presentear NÉ?!
As lojas conceito surgiram na década de
noventa, a ideia era centrar os produtos em um único espaço, baseado em um
interesse particular (as lojas na Nike focam no esporte, por exemplo),
abandonando a divisão por departamentos.
As lojas
conceito (concept store) podem ser chamadas também de lojas flagship, que em
português significa a capitânia, o navio que abriga o comandante. Talvez,
inspirado nisso, essas lojas geralmente invistam em uma estrutura grandiosa e
diferenciada, para impactar e demonstrar a grandeza da marca.
(Essa loja da Chilli Beans você pode conferir na Oscar Freire)
Mas a intenção aqui é não
funcionar apenas como um mostruário, e sim promover no cliente um brand
experience, ou seja, uma interação direta com o consumidor, que promova
sensações positivas e agregue valor a marca.
Na loja das Havaianas o cliente pode fazer seu próprio chinelo, com a fivela que quiser, o solado que quiser, a estampa que quiser, enfim, como ele quiser !
E a Levi´s em São Francisco tem um scanner que tira as medidas do cliente para fazer sua calça.
**
O custo para levantar essas lojas
não é nada barato, mas parece que o resultado vale a pena. Pelo menos é o que a
HOPE defende.
Então, bora lá, aproveita o fim do ano para conhecer uma loja conceito, você compra um bom presente e ainda aproveita a experiência.
E para não sair em branco:
Um Feliz Natal minha gente!
Que venha 2014!!
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