sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Natal Conceito.


O Natal está quase ai, mas como ano passado a gente já falou sobre os comerciais da época eu fiquei pensando no que escrever para vocês, e refleti que Natal também é sinônimo de Compras. Li um artigo recentemente sobre as novas caras da Oscar Freire(não consegui achar o link); as grandes grifes internacionais estão migrando para os centros comerciais e no lugar, as marcas nacionais investem na instalação de “Lojas Conceito”, então resolvi que seria sobre elas o post de hoje! Afinal, Natal é época de presentear NÉ?!

 As lojas conceito surgiram na década de noventa, a ideia era centrar os produtos em um único espaço, baseado em um interesse particular (as lojas na Nike focam no esporte, por exemplo), abandonando a divisão por departamentos.





As lojas conceito (concept store) podem ser chamadas também de lojas flagship, que em português significa a capitânia, o navio que abriga o comandante. Talvez, inspirado nisso, essas lojas geralmente invistam em uma estrutura grandiosa e diferenciada, para impactar e demonstrar a grandeza da marca.  




                              (Essa loja da Chilli Beans você pode conferir na Oscar Freire)


Mas a intenção aqui é não funcionar apenas como um mostruário, e sim promover no cliente um brand experience, ou seja, uma interação direta com o consumidor, que promova sensações positivas e agregue valor a marca.






Na loja das Havaianas o cliente pode fazer seu próprio chinelo, com a fivela que quiser, o solado que quiser, a estampa que quiser, enfim, como ele quiser !


E a Levi´s em São Francisco tem um scanner que tira as medidas do cliente para fazer sua calça.

**


O custo para levantar essas lojas não é nada barato, mas parece que o resultado vale a pena. Pelo menos é o que a HOPE defende.





Então, bora lá, aproveita o fim do ano para conhecer uma loja conceito, você compra um bom presente e ainda aproveita a experiência.


E para não sair em branco:


Um Feliz Natal minha gente!
Que venha 2014!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário