quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Publicidade social


Amanhã é o Dia Internacional da Alfabetização, e nessa pegada vamos falar sobre a Publicidade Social.


O que é a Publicidade Social?

É a publicidade sem fins lucrativos desenvolvida prioritariamente para instituições sociais ou ONGs. A ideia é semear na sociedade um pensamento crítico, uma conscientização da realidade da minoria oprimida e das condições da atual conjuntura socioespacial do mundo, bem como da sua sustentabilidade.

Sua funcionalidade é embasada pelo marketing para o 3º setor (composto por toda iniciativa de utilidade pública, mantida por dinheiro privado) que caminha pelas normas tradicionais de publicidade e propaganda.

“O objetivo do marketing social é a adoção de comportamentos, atitudes, valores e ideias sociais. A causa é social, mas os mecanismos do Marketing Social ainda são adaptados do contexto comercial.” (Philip Kotler)

A Publicidade Social é formada não por 4, mas sim por 5Ps (produto + preço + praça + promoção + PESSOA), sendo o último referente ao público atingido pela campanha, e que, conforme esperado, sofreria uma mudança de comportamento

O marketing para o 3º setor geralmente é mais agressivo e busca o choque, de modo a atingir resultados mais imediatos. Sua mensagem é clara, direta e foca os valores humanos. 

Para ilustrar melhor vejam os exemplos!












E para celebrar o dia de amanhã!









Nenhum comentário:

Postar um comentário