terça-feira, 5 de novembro de 2013

Hard sell. Hard choice.

Hard Sell é uma estratégia de marketing agressiva e que usa mensagens provocativas. O objetivo principal é a venda imediata, sem se preocupar com a fidelização da clientela. É comum em produtos de baixo valor agregado e que não apresentem muitos diferenciais competitivos dentro de seus mercados específicos. 


O foco é no produto, sem uma análise aprofundada do target. Técnicas promocionais são usuais para esse modelo de venda, sendo que elas forçam o público a consumir sem dedicar a devida atenção as suas reais necessidades, é a ideia do consumo por impulso. Promoções relâmpago, telemarketing e e-mailmarketing são exemplos de hard sell. Geralmente, essas práticas não são bem vistas pelos clientes por proporcionar apenas um prazer momentâneo, o que causa uma sensação de engano.

Existe, porém, uma ação específica do hard sell que faz muito sucesso mundo afora - apesar de não ser muito comum no Brasil. É a guerra de concorrência.

A guerra de concorrência consiste na demonstração de superioridade através da comparação direta.

Os nomes dos concorrentes podem ser citados ou não.


(A Fazenda ou o BBB?)


Envolve produtos já posicionados no mercado e que possuem um público consumidor definido.


"A Mercedes can also bring driving pleasure"
(Uma Mercedes também pode trazer prazer em dirigir)
Anúncio da BMW para a Mercedes.



A provocação é um artifício recorrente, e chama a atenção dos consumidores.



(AUDI vs BMW)

Geralmente, a provocação é do "mais fraco" para o "mais forte".



Apesar do ataque, o hard sell é interessante para ambos os lados já que serve para movimentar a categoria dos produtos.



O Brasil considera essa prática antiética, por isso não vemos muitos exemplos por aqui, de qualquer forma não deixa de ser uma maneira divertida de ver o embate de gigantes. Fica a cargo de vocês definirem até que ponto a brincadeira é válida.

















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