quarta-feira, 5 de junho de 2013

"Quero ficar no seu corpo feito tatuagem"


A tatuagem como um produto de propaganda.

Há quem pense que tatuagem é moda da modernidade, mas não, pintar o corpo e marcá-lo é uma pratica tão antiga como o Homem e suas civilizações, variando o modo e seus sentidos de cultura para cultura e que ficou marginalizada em mundo pós-industrial que coloca o trabalhador como objeto de produção como uma peça a ser acrescentado no mercado apenas, um objeto ao qual não deve ser marcado e a pele, esta pele de cores diversas, ao governo pertence. 

As tribos africanas preservam até hoje seus rituais de tatuagem e cada significado de seu ritual.
As simbólicas e sagradas tatuagens indianas.

As tatuagens anarquistas dos punks. 

o vocalista da banda Guns and Roses, Axel Rose, cheio de tatugeans e rebeldia.

Vista como ato de rebeldia, de punks e tribos que ficam mais subjugadas na sociedade, a tatuagem há pouco tempo não era bem vista por muitos e alvo de muita critica, banalizou muitos e deixou que muitos fossem até mesmo não empregados ou marginalizados como escória e como um retrato de uma sociedade falida ou de gente que não se encaixava nela. 
Hoje, a tatuagem já é mais querida, é como um adorno e uma extensão do próprio corpo, tal como sua origem das tribos africanas, indígenas e asiáticas. A cultura industrial ocidental agora a abraça de uma forma quase que carinhosa, sem negar a ela uma admiração a qual tem direito, ou simplesmente seu respeito. 

Exemplo desse carinho a qual a tatuagem agora está a mercê é o mundo publicitário, ele nos mostra se não as características da nossa sociedade e essa sociedade está se tatuando, marcando na pele gostos e costumes, deixando recados com uma agulha que fricciona a pele com tinta e um pouco de coragem, tatua, sai nas ruas mostrando sua arte, não é mais um corpo vazio, é agora um corpo que diz algo só por olhá-lo, há uma marca, há um registro de si mesmo em um desenho, em uma frase.
E o que isso tem a ver com Publicidade e Propaganda? Bom, podemos dizer que a publicidade e a propaganda também se apropriaram desse recurso para mandar suas mensagens, não só há marcas pagando para consumidores tatuarem seus símbolos e logotipos no corpo como a própria tatuagem vira o símbolo maior na comunicação entre receptor e seu emissor, isto é, a mensagem que a marca ou serviço quer mandar ao seu publico, agora ganha outra arma, a tatuagem, pois se a tatuagem hoje é algo que se admira, que se busca e quer, é ela também um meio de identificação, de trazer e saber seduzir o telespectador por ela, fazer ver vista e bem quista, ou seja, a tatuagem pode ser também uma mensagem e o corpo um meio de comunicação, uma nova mídia.


 
Uma das teorias da comunicação mostrando como a mensagem chega e o que carrega até seu emissor.





O corpo tatuado é admirado hoje, simboliza personalidade e atitude e assim é valorizado no meio promocional de produtos também, veja algumas propagandas que mostram corpos tatuados e que fazem do meio comunicacional mais atrativo e atraente: 

GISELE VESTINDO APENAS IPANEMA: 






DAVID BECKHAM PARA H&M:







O estilista Jean Paul Gaultier se inspirou e fez uma campanha maravilhosa para a Coca Cola light, inspirando-se no mundo da moda, trouxe sua característica de roupa e também o universo da TATUAGEM!!! 

 







Outra curiosidade da tatuagem no mundo da propaganda é como as marcas associam suas marcas com a própria tatuagem, deixando ela de ser um elemento secundário e sendo a própria mensagem do corpo para seu publico, pois, ele ama tanto essa marca que está ali, tatuada em sua pele, fazendo parte intrínseca dele, como um só ser. A Chanel, por exemplo, lançou campanhas mostrando o glamour da tatuagem e da marca: 


Além disso a marca francesa lançou adesivos que ficariam de falsas tatuagens a quem quisesse aderir a campanha: 






Fatos mais curiosos, como já citei acima, é de marcas que incentivam mesmo seus consumidores a tatuarem de verdade suas logos em seus corpos, saindo do mundo fantástico da mensagem promocional de uma campanha montada para o mundo real de corpos reais em um espaço físico aqui existente. 

Em 1999, uma marca de comida mexicana convidou seus clientes a tatuarem sua logo no corpo e assim, esses que tatuassem, teriam para sempre um almoço grátis por dia. Não o bastante, a própria Coca cola fez uma campanha, intitulada “leilão impossível” de que quem tatuasse o símbolo da coca cola zero teria uma tarde milionária com as amigas, a vencedora teve a sessão de tatuagem gravada e exibida pelo Furo MTV. 

a vencedora do concurso e suas amigas.
 
cartaz da campanha "leilão Impossível".


A Tatuagem e as campanhas de cervejas:






E não para por aí, a tatuagem, assim como todo símbolo e até mesmo meio de comunicação, sofre alterações e inovações com o progresso tecnológico, além de se ter uma tatuagem, pode se ter uma tatuagem diferenciada, do que estou falando? Pois bem, a Nokia lançou um novo estilo de tatuagens, tatuagens essas que são magnéticas e vibram com a chamada do celular. Como isso é possível? A tatuagem é feita com uma tinta ferromagnética que é capaz de detectar o campo magnético e transferir o estímulo do toque para a pele a partir dessa magnetização. 





Sim, parece coisa de filme, mas não é, é o mundo real, dos avanços da tecnologia em que a tatuagem também ganha novas linguagens, mas mantém seu papel principal que traduzir algo de seu dono para o mundo a qual pertence, dar características desse a quem o vê, falar sem voz, pela visão. E mantendo sua real função, há as campanhas diferentes que por um desenho ou uma frase nos chocam, nos faz no mínimo pensar na vida, na fragilidade da mesma: 




Assim, podemos ver como a tatuagem é aceita nos dias de hoje e como ganha espaço na mídia, no social, não vista como uma marginalização, propagandas como Levis (imagem a baixo) entre outras estão aí para nos mostrarmos isso e quem sabe mude o preconceito de algumas pessoas sobre essa arte milenar?! Assim espero!












Nós da MB Propaganda respeitamos a individualidade de cada ser e adoramos a propaganda em toda suas expressões, assim sendo, desejamos tatuagens feitas de nós mesmos de tinta pura de alegria e que marquem nossos corpos com as melhores expressões de nós mesmos, sem preconceito, apenas tatuar como um poema do nosso grande poeta, músico e escritor Chico Buarque, tal como o título dessa postagem: 



"Quero ficar no teu corpo feito tatuagem

Que é pra te dar coragem pra seguir viagem

Quando a noite vem.

.

E também pra me perpetuar em tua escrava

Que você pega, esfrega, nega, mas não lava

Quero brincar no teu corpo feito bailarina

Que logo se alucina, salta e te ilumina

Quando a noite vem.

.

E nos músculos exaustos do teu braço

Repousar frouxa, murcha, farta, morta de cansaço

Quero pesar feito cruz nas tuas costas

Que te retalha em posta, mas no fundo gostas

Quando a noite vem.

.

Quero ser a cicatriz risonha e corrosiva

Marcada a frio, ferro e fogo

Em carne viva

Corações de mãe, arpões

Sereias e serpentes

Que te rabisca o corpo todo

Mas não sentes."


Nenhum comentário:

Postar um comentário