![]() |
| A tatuagem como um produto de propaganda. |
Há quem pense que tatuagem é moda
da modernidade, mas não, pintar o corpo e marcá-lo é uma pratica tão antiga
como o Homem e suas civilizações, variando o modo e seus sentidos de cultura
para cultura e que ficou marginalizada em mundo pós-industrial que coloca
o trabalhador como objeto de produção como uma peça a ser acrescentado no
mercado apenas, um objeto ao qual não deve ser marcado e a pele, esta pele de
cores diversas, ao governo pertence.
![]() |
| As tribos africanas preservam até hoje seus rituais de tatuagem e cada significado de seu ritual. |
![]() |
| As simbólicas e sagradas tatuagens indianas. |
![]() | |
| As tatuagens anarquistas dos punks. |
![]() | |
| o vocalista da banda Guns and Roses, Axel Rose, cheio de tatugeans e rebeldia. |
Vista como ato de rebeldia, de
punks e tribos que ficam mais subjugadas na sociedade, a tatuagem há pouco
tempo não era bem vista por muitos e alvo de muita critica, banalizou muitos e
deixou que muitos fossem até mesmo não empregados ou marginalizados como
escória e como um retrato de uma sociedade falida ou de gente que não se
encaixava nela.
![]() |
| Acesse e veja mais sobre a tatuagem no mundo: http://www.tattoopins.com/268/tribo-africana-tattoos/RDFBNkNDMUFFNjVGMEM0OEM3QTJFMDA5RTE1RDRFNjhDQjE1NEEwNw/ |
Hoje, a tatuagem já é mais
querida, é como um adorno e uma extensão do próprio corpo, tal como sua origem
das tribos africanas, indígenas e asiáticas. A cultura industrial ocidental
agora a abraça de uma forma quase que carinhosa, sem negar a ela uma admiração
a qual tem direito, ou simplesmente seu respeito.
Exemplo desse carinho a qual a
tatuagem agora está a mercê é o mundo publicitário, ele nos mostra se não as características
da nossa sociedade e essa sociedade está se tatuando, marcando na pele gostos e
costumes, deixando recados com uma agulha que fricciona a pele com tinta e um
pouco de coragem, tatua, sai nas ruas mostrando sua arte, não é mais um corpo
vazio, é agora um corpo que diz algo só por olhá-lo, há uma marca, há um
registro de si mesmo em um desenho, em uma frase.
E o que isso tem a ver com
Publicidade e Propaganda? Bom, podemos dizer que a publicidade e a propaganda
também se apropriaram desse recurso para mandar suas mensagens, não só há
marcas pagando para consumidores tatuarem seus símbolos e logotipos no corpo
como a própria tatuagem vira o símbolo maior na comunicação entre receptor e
seu emissor, isto é, a mensagem que a marca ou serviço quer mandar ao seu
publico, agora ganha outra arma, a tatuagem, pois se a tatuagem hoje é algo que
se admira, que se busca e quer, é ela também um meio de identificação, de
trazer e saber seduzir o telespectador por ela, fazer ver vista e bem quista,
ou seja, a tatuagem pode ser também uma mensagem e o corpo um meio de
comunicação, uma nova mídia.
| ||||
| Uma das teorias da comunicação mostrando como a mensagem chega e o que carrega até seu emissor. |
O corpo tatuado é admirado hoje,
simboliza personalidade e atitude e assim é valorizado no meio promocional de
produtos também, veja algumas propagandas que mostram corpos tatuados e que
fazem do meio comunicacional mais atrativo e atraente:
GISELE VESTINDO APENAS IPANEMA:
DAVID BECKHAM PARA H&M:
O estilista Jean Paul Gaultier se
inspirou e fez uma campanha maravilhosa para a Coca Cola light, inspirando-se
no mundo da moda, trouxe sua característica de roupa e também o universo da
TATUAGEM!!!
Outra curiosidade da tatuagem no
mundo da propaganda é como as marcas associam suas marcas com a própria
tatuagem, deixando ela de ser um elemento secundário e sendo a própria mensagem
do corpo para seu publico, pois, ele ama tanto essa marca que está ali, tatuada
em sua pele, fazendo parte intrínseca dele, como um só ser. A Chanel, por exemplo, lançou campanhas mostrando o glamour da tatuagem e da marca:
Além disso a marca francesa lançou adesivos que ficariam de falsas tatuagens a quem quisesse aderir a campanha:
Fatos mais curiosos, como já
citei acima, é de marcas que incentivam mesmo seus consumidores a tatuarem de
verdade suas logos em seus corpos, saindo do mundo fantástico da mensagem
promocional de uma campanha montada para o mundo real de corpos reais em um
espaço físico aqui existente.
Em 1999, uma marca de comida
mexicana convidou seus clientes a tatuarem sua logo no corpo e assim, esses que
tatuassem, teriam para sempre um almoço grátis por dia. Não o bastante, a própria
Coca cola fez uma campanha, intitulada “leilão impossível” de que quem
tatuasse o símbolo da coca cola zero teria uma tarde milionária com as amigas,
a vencedora teve a sessão de tatuagem gravada e exibida pelo Furo MTV.
![]() |
| a vencedora do concurso e suas amigas. |
| ||
| cartaz da campanha "leilão Impossível". |
A Tatuagem e as campanhas de cervejas:
E não para por aí, a tatuagem,
assim como todo símbolo e até mesmo meio de comunicação, sofre alterações e
inovações com o progresso tecnológico, além de se ter uma tatuagem, pode se ter
uma tatuagem diferenciada, do que estou falando? Pois bem, a Nokia lançou um
novo estilo de tatuagens, tatuagens essas que são magnéticas e vibram com a
chamada do celular. Como isso é possível? A tatuagem é feita com uma tinta
ferromagnética que é capaz de detectar o campo magnético e transferir o
estímulo do toque para a pele a partir dessa magnetização.
Sim, parece coisa de filme, mas
não é, é o mundo real, dos avanços da tecnologia em que a tatuagem também ganha
novas linguagens, mas mantém seu papel principal que traduzir algo de seu dono
para o mundo a qual pertence, dar características desse a quem o vê, falar sem
voz, pela visão. E mantendo sua real função, há as campanhas diferentes que por
um desenho ou uma frase nos chocam, nos faz no mínimo pensar na vida, na
fragilidade da mesma:
Assim, podemos ver como a
tatuagem é aceita nos dias de hoje e como ganha espaço na mídia, no social, não
vista como uma marginalização, propagandas como Levis (imagem a baixo) entre
outras estão aí para nos mostrarmos isso e quem sabe mude o preconceito de
algumas pessoas sobre essa arte milenar?! Assim espero!
Nós da MB Propaganda respeitamos
a individualidade de cada ser e adoramos a propaganda em toda suas expressões,
assim sendo, desejamos tatuagens feitas de nós mesmos de tinta pura de alegria
e que marquem nossos corpos com as melhores expressões de nós mesmos, sem
preconceito, apenas tatuar como um poema do nosso grande poeta, músico e
escritor Chico Buarque, tal como o título dessa postagem:
"Quero ficar no teu corpo feito tatuagem
Que é pra te dar coragem pra seguir viagem
Quando a noite vem.
.
E também pra me perpetuar em tua escrava
Que você pega, esfrega, nega, mas não lava
Quero brincar no teu corpo feito bailarina
Que logo se alucina, salta e te ilumina
Quando a noite vem.
.
E nos músculos exaustos do teu braço
Repousar frouxa, murcha, farta, morta de cansaço
Quero pesar feito cruz nas tuas costas
Que te retalha em posta, mas no fundo gostas
Quando a noite vem.
.
Quero ser a cicatriz risonha e corrosiva
Marcada a frio, ferro e fogo
Em carne viva
Corações de mãe, arpões
Sereias e serpentes
Que te rabisca o corpo todo
Mas não sentes."






































Nenhum comentário:
Postar um comentário