sexta-feira, 28 de junho de 2013

60º Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade




Na semana passada aconteceu um dos mais importantes festivais publicitários: O Cannes Lions International Festival of Creativity.

História!


O evento surgiu em 1953, por uma iniciativa da SAWA (Screen Advertising Worlds Agencies) e, desde 1969, ele acontece anualmente no mês de junho. Antes o local do evento era alternado entre as cidades de Veneza e Cannes, mas na década de oitenta, a Itália passou por problemas políticos que acabaram dificultando a organização do festival que, a partir de 1985, passou a acontecer somente em Cannes, na França, palco do famoso Festival de Cinema.   Entretanto, os italianos deixaram sua marca na premiação! O troféu do Cannes Lions é inspirado no Leão Alado, que encontramos na Praça de São Marcos, foi na Itália também que se decidiu dividir os troféus em leões de ouro, prata e bronze. 


Com a fixação da cerimônia na França, o festival começou a ter uma cara mais comercial, investiu-se em publicidade e marketing, e abriu-se espaço para outras áreas da propaganda, como: impresso, cyber, móbile, entre outros. Logo o evento ficou mundialmente conhecido como o Oscar da Publicidade; e, na década de noventa, para aprimorar sua imagem, os organizadores resolveram montar uma estrutura de ensino. Agora, além da mostra audiovisual e das premiações, as pessoas ainda têm acesso a palestras, workshops e seminários, que se estendem por todos os sete dias do evento. 


Como Funciona?

Seis meses antes do festival (desde janeiro) as agências já podem começar a inscrever seus produtos, a partir daí, elas têm quatros meses (até abril) para submetê-los. As taxas variam de quatrocentos a mil e duzentos euros. Já os trabalhos aceitos devem ter sido produzidos a partir de março do ano anterior ao evento.
O júri do festival é composto por cerca de trezentos profissionais da área, e liderando esse time, estão dezesseis dos mais renomados publicitários e publicitárias do mundo, cada um sendo responsável por uma categoria de avaliação. E o Brasil tem seu representante no time!


Cada uma das dezesseis categorias possui suas particularidades. No link abaixo você pode conferir algumas delas e, também, as normas que as agências devem seguir para inscrever seus produtos.

http://www.canneslions.com/awards/categories_rules.cfm

Além dos tradicionais leões, os participantes são brindados com prêmios especiais como “Agência do Ano” e os renomados “Grand Prix”.

 



Brasil e o 60º Cannes Lions.


O Brasil é sinônimo de excelência no âmbito publicitário. Seu primeiro Leão de Ouro veio em 1974 com a propaganda “Homem com mais de quarenta anos”.


No 60º Festival de Cannes o país bateu seu próprio recorde: foram 115 Leões, dois “Grand Prix” e o prêmio de “Agência do ano” para a Ogilvy, que aliás, conquistou dezesseis Leões, e foi a agência que abocanhou os dois “Grand Prix” (foi a primeira vez que o Brasil ganhou mais de um “Grand Prix” no mesmo ano) e o título de “Agência do Ano”. Confira abaixo as duas campanhas que conquistaram o “grande prêmio” do Cannes Lions.




Essa foi a oitava vez que uma agência brasileira foi considerada a melhor, e é o sétimo “Grand Prix” brasileiro. Isso só nós mostra o quão forte e estruturado é esse mercado no nosso país, e que a tendência é expandir!







Confira abaixo um link com 21 peças premiadas no 60º Cannes Lions ...

http://www.adweek.com/news-gallery/advertising-branding/worlds-best-commercials-2012-13-150657#metro-trains-dumb-ways-to-die-1



E alguns dos cases que trouxeram leões ao Brasil:

 





 




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