Muitos são os símbolos e as essências
dos diversos e diversos produtos que existem no mundo. Mas há um em especial
que é empregado em muitos lugares, setores e nichos. A Maça, um dos símbolos
mais presentes no mundo da publicidade, torna-se especial em logotipos, em sua
diversificação de produtos e ícones a qual está inserida. Desde Adão e Eva, ela
é um personagem de Contos de fadas, da descoberta da gravidade, a Maça é um
fruto, ou melhor, pseudofruto (quando a parte comestível não se origina do
ovário da flor) que foi muito além e por isso merece esta postagem de hoje.
Ela pode até não ser considerada
um fruto verdadeiro, mas é símbolo real de muitas marcas e inspira sensações diversas,
mexendo com todos os sentidos do Homem, desde cheiro, sabor, visão, audição ...
Mas vamos falar mais então sobre ela, a Maça e suas aplicações diversas no
mundo da propaganda. Conhecemos agora alguns produtos em que ela é a matéria prima ou embalagem!!
Cheiro de maça:
Gosto De maça:
O Luxo na Maça:
A Maça mordida - Apple
E falar essa fruta tão especial e
não associá-la a grandes marcas e nomes é quase um erro inadmissível. Assim
sendo, não o cometeremos, a gigante Apple, com seus ipods e iphones, com seus
eletrônicos que encantam, que cada vez mais evoluem e apaixonam tantos, ela foi
criada por Steve Wozniak e Steve Jobs com o nome de Apple Computers INC., em 1976,
na Califórnia e Hoje é uma gigante dos softwares e eletrônicos.
Retirando em 2007 o Computers pois sua linha de produtos se ampliaram e foram
além, como por exemplo, a criação do
Smartphone.
A empresa emprega em torno de 20 mil pessoas no mundo
todo, não se restringindo apenas nos Estados Unidos, assim como é seu mercado
de atuação. A Apple (a maça com a mordida) é um desejo de muita gente (seus
produtos), uma tentação assim como a maça foi para Eva no Paraíso.
Steve Jobs, um de seus criadores, veio a falecer em 2011
devido a um câncer, mas ele foi muito responsável pelo sucesso da empresa, ele
acreditou em seus sonhos, ele desistiu de muitas coisas para chegar aonde
chegou e fez da Apple sua vida. Em um discurso marcante em numa formatura, ele
falou sobre isso e como esse discurso é de grande valor e inspiração, resolvi
compartilhar com vocês, vale a pena assistir:
Steve Jobs:
Steve Jobs:
The big Apple - uma cidade chamada Nem York:
A Cidade de New York ficou
conhecida, não se sabe ao certo o porque, por Big Apple, sabe-se que o termo
surgiu pela primeira vez em 1921 em uma
coluna de corrida de cavalos, no New York
Morning Telegraph. Posteriormente se firmou entre os corredores de cavalo.
Na década de 30, os músicos de
jazz começaram a também difundir o apelido da cidade e tinham como lema o
ditado: "There are many apples on
the tree, but only one Big Apple" (Há muitas maçãs na árvore, mas somente
uma grande maçã).
O termo se oficializou como
oficial para o lema da cidade em 1971.
Aproveitando a fama da cidade norte americana, a marca famosa e luxuosa Louis Vuitton criou um editorial baseado não somente na Maça, mas nos costumes e caracteristicas da cidade fazendo esse link entre espaço urbano, paisagem e um editorial bem diferente:
Louis Vuitton e as maças em diamante e ouro (a moda da Big Apple):
Confira o audiovisual da campanha:
A banda britânica Beatles também tem como símbolo uma maça, uma maça verde. Esse símbolo está associado à empresa Apple Corps, pertencente a Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono (viúva de John Lennon) e a fundação GeorgeHarrison.
A Apple Corps foi criada em 1968 (empresa fonográfica) e acusou a Apple
Inc. de roubar seu símbolo, em 1991 foi criado um acordo entre as duas
empresas, porém esse processo somente acabou em 2002, em que Steve Jobs
conseguiu enfim firmar a maça mordida como sua marca registrada sem mais problemas.
No Brasil temos a agência de comunicação Leo Burnett Tailor Mad, não só no Brasil ela atua, mas em muitos países do mundo atendendo grandes marcas e fazendo um trabalho muito competente e admirável. Não é a toa que ela é tida como uma das maiores agências do Brasil, com um salário muito satisfatório para seus funcionários, segundo dados do site meio & mensagem.
Essa agência, adivinhe? também possui uma maça como sua assinatura. mas por que? Segundo informações obtidas na internet na agência de Leo Burnett sempre tinha maças na recepção, maças essas que eram fatiadas e já prontas para comer. Estando lá como aperitivo a quem lá entrasse.
É por esses motivos que elegemos a maça como nosso fruto favorito, proibido ou não. Então encerramos essa semana dando uma grande mordida na maça e aproveitando as coisas boas da vida! Nós da MB Propaganda desejamos a todos um ótimo final de semana e muitas maças!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário