Vindo do rádio, o Jingle é uma
estratégia antiga usada para divulgar uma marca, serviço ou produto. No Brasil
essa prática surgiu na década de 30 e ainda hoje é uma excelente forma de
posicionamento. Afinal uma música curta, fácil e melódica, gruda que nem
carrapato!
Um Jingle é uma mensagem
publicitária cantada, uma música curta, recheada de rimas um tanto quanto
infantis. É imprescindível que em sua letra sejam usadas palavras do universo
do tema a ser divulgado, e a aposta na redundância ajuda a frisar o produto.
O Jingle do Guaraná ilustra bem
essa situação:
“Pipoca na panela
Começa a arrebentar
Pipoca com sal
Que sede que dá
Pipoca e guaraná, que programa legal
Só eu e você
E sempre no ar, que tal?
Eu quero ver pipoca pular
Pipoca com guaraná
Eu quero ver pipoca pular
Pipoca com guaraná
Eu quero ver pipoca pular, pular
Sou louca por pipoca e guaraná
Guaraná”
Começa a arrebentar
Pipoca com sal
Que sede que dá
Pipoca e guaraná, que programa legal
Só eu e você
E sempre no ar, que tal?
Eu quero ver pipoca pular
Pipoca com guaraná
Eu quero ver pipoca pular
Pipoca com guaraná
Eu quero ver pipoca pular, pular
Sou louca por pipoca e guaraná
Guaraná”
Esse fenômeno de grudar na cabeça
tem um nome: “earworms”!
Quando escutamos uma música, a
melodia reproduz estímulos nervosos no nosso cérebro e a repetição desses
estímulos faz com que a gente não consiga mais esquecer alguns trechos.
E uma um pouco mais antiga...
Com durações de 30 segundos
(podendo chegar no 1 minuto) os Jingles devem transmitir em pouco tempo a
mensagem, e, portanto, o processo de criação pode ser um tanto quanto
complicado.
Para garantir o sucesso de um
Jingle, o produtor musical Henrique Ruiz Nicolau enuncia alguns pontos a
seguir:
·
ritmo contagiante
·
letra de “facil digestão”
·
forma da composição e harmonia familiares
·
“ganchos” ou “gimmicks” que
são detalhes unicos que façam vc ficar ligado na musica estando ou não
escutando ela (ex. a pandeirola em Satisfaction do Rolling Stones que fica la
no cantinho fazendo “tcha tcha tcha” durante a música ou
os “lalalas” no backvocal de Obladi Oblada).
(confira na integra a entrevista
do produtor para o “UpdateorDie”: http://www.updateordie.com/2013/06/19/o-processo-de-criacao-do-jingle-vem-pra-rua-fiat/)
O Henrique é o cara por trás do “hino”
“Vem pra Rua”.
(Comercial produzido para a FIAT, com o conceito desenvolvido em cima das manifestações populares e da proximidade da Copa..acabou gerando uma música)
Um bom background sonoro já
provou mudar a cara da propaganda, mas como o licenciamento de músicas famosas
nem sempre é uma ideia econômica, o Jingle ainda se mantém como o melhor
custo-benefício, para quem busca uma forma rápida de prender seus clientes.
(Música do Rei em um comercial da Nestlé)
Até os políticos seguem essa
onda:
E para fechar, como esquecer o
nosso querido Dolly, o coisa grudenta! Rs*
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