Making Of é a gravação
ou até mesmo fotos, isto é, registros em si, dos bastidores de uma produção. Produzir
é fazer tornar real aquilo que se projetou e elaborou como ideia e que segue um
roteiro específico, seja de imagens de referências como um roteiro escrito, ou
até mesmo um history board.
Data-se que o primeiro
Making Of hollywoodiano foi realizado em 1908, um curta metragem chamado “Making
motion pictures: a Day in the vitagraph Studio”. Muito utilizado para divulgar
trabalhos cinematográficos, o Making of também foi muito importante na
divulgação das gravações em cores de Hollywood no início da década de 60 ou
apresentar novas estrelas do cinema.
Mas o Making Of se
populariza mesmo na década de 80 com as divulgações dos vídeo clipes. O astro
pop Michael Jackson foi um dos cantores mais destacados neste processo. Antes
disso, eles pareciam mais no formato de documentários como vimos em seu
surgimento em 1908.
Com o tempo ganhou uma
linguagem menos séria e mais eclética, variando em suas dinâmicas conforme o
tema, o produto e seu intuito. Mas o que o Making Of mostra mesmo é que todo
trabalho pronto, visto, assistido, tem por traz uma equipe e todo um preparo
que quase ninguém vê.
A MB Propaganda sempre
tenta registrar estes momentos não só para uma divulgação de si mesma, mas para
mostrar e evidenciar que sua equipe e a equipe de seus clientes se doam e se
envolvem diretamente nos processos de produção que realizam. Ficando assim um
registro para todos esses envolvidos.
Vamos destacar aqui o
Making Of da última campanha da Casa Carvalho para o mês de Junho. Esta
campanha contou com a participação especial da FunPics Foto Cabine, já que a
ideia central foi um casal estar em uma festa, o homem elegantemente com o
terno da Casa Carvalho acompanhado de sua namorada (pois Junho é o mês dos
namorados) e entrarem em uma foto cabine na festa, uma brincadeira cada vez
mais comum nas festas.
History board sendo
desenhado:
Do History board saem
as ideias de cenas, de movimento e captação pela câmera. As imagens em si e elas
ocorrem geralmente quando há captação de cenas em movimento, como aconteceu no
inicio e fim do comercial:
É preciso dar um
direcionamento na ordem dos acontecimentos, guiar a locução, o ritmo dessa
mesma, a trilha e a edição. Tudo caminha junto, embora feitos em etapas
diferentes, mas que precisam estar casadas em pleno acordo.
As artes saem já
definidas e prontas da agência para a central da produtora de edição. Para um
comercial como este ficar pronto e passar por apenas 15 segundos em sua
televisão, é necessário muito tempo de pesquisa e produção. No Making Of
acelerado abaixo, há em 1 minuto e poucos segundos o resumo de três horas de
produção no mesmo local. É parece simples, parece fácil, parece quase um conto
de fada, mas não é bem assim. Mas tem gente que fica meio como fada madrinha,
ou fadas madrinhas =)
Pois é, Making Of
mostra um trabalho sendo feito, o cuidado e a realização de todo um conjunto de
partes que faz um inteiro e olha que o Making Of só mostra uma parte dessa produção.
Oo (olhos assustados rs).
Vamos então conferir
este tal de Making Of?
E já que a MB
Propaganda ama um Making Of vamos a mais Making Of nosso e olha que até a
agência entra na brincadeira
Aproveite, pegue uma câmera
e registre o Making Of da sua vida, eu garanto que é um passatempo saudável e
divertido. Um ótimo dia a todos e um belíssimo final de semana que se aproxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário