quarta-feira, 28 de agosto de 2013

BANNERizando a Internet!

Vocês já repararam na quantidade de banners e pop ups que aparecem nos sites que vocês acessam? Quem não conhece o site Netshoes? Ou o Dafiti? A publicidade online está cada vez mais em alta, e vem gerando frutos para o posicionamento das marcas, afinal quantos de vocês responderam não para as perguntas acima?

E o nosso post de hoje vai falar sobre isso: os odiados ou amados, banners!

Os banners são algumas das ferramentas da publicidade online, são aquelas janelas interativas, que ao clicar levam os internautas para a página do produto à venda. Eles já fazem parte da história há muito tempo, sendo que vieram das páginas dos jornais, e tornaram-se uma das formas mais comuns de anúncios online, muito blogs, por exemplo, são mantidos pelo investimento nesse tipo de publicidade. Estima-se que eles concentrem 25 % das aplicações em mídia online.

O primeiro banner clicavél surgiu em outubro de 1994, e foi criado para a empresa de telecomunicação AT&T.



O resultado foi positivo, e o uso dos banners se intensificou. Hoje podemos encontrar três formatos de banners: o estático, o animado e o interativo.


Estático!


Animado!


Interativo!


Ele pode estar over the Page (em cima do conteúdo) ou in Page (ao lado do conteúdo).


In page!


Over the page!


Sem dúvida, em um país com mais de 80 milhões de internautas, o uso dos banners é uma estratégia certeira, mas será que também acertamos a mão ao utilizá-los?

A popularidade dos banners pode ser medida ao analisar a porcentagem de cliques, em vista da porcentagem de visualizações. Portanto, se pararmos para pensar, não adianta utilizar aqueles banners intrusivos, que cobrem parte do texto, e que mesmo clicando não saem da página (os odiados), é um saco!!! Empresas e instituições provaram que é possível construir uma publicidade criativa usando essas ferramentas (os amados) e assim promocionar suas marcas SEM irritar o internauta. 


Confiram então alguns desses exemplos:


Get a Mac! (APPLE INC.)

Cliquem nos links e confiram !!!


(COMPANHIA ATHLETICA)

(GRAACC [estratégia linda!])


(TOK&STOCK)


Se vamos BANNERizar a internet, que seja da forma correta ! =)







quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Dia dos Pais



No próximo domingo comemora-se no Brasil o Dia dos Pais. 

Segundo a história, a tradição começou a ser desenvolvida na antiga Babilônia, onde foi encontrado o primeiro cartão de presente, feito a base de argila. Então, no começo do século XIX, no estado de Washington – Estados Unidos - uma jovem americana resolveu retribuir a seu pai todo o carinho que ele deu a ela e a seus cinco irmãos, criados sozinhos desde pequenos, o feito se espalhou pelo estado e logo pelo país, reavivando o costume, que começou a se difundir pelo mundo, sendo que cada país adotou um dia para comemorá-lo.  


No Brasil comemoramos a data no segundo domingo de agosto e o mercado publicitário tem uma ligação forte com essa data. O “feriado” foi trazido para o Brasil por Roberto Marinho, fundador da Rede Globo de televisão e teve sua primeira comemoração em 1953; o dia 14 de agosto foi escolhido pelo publicitário Sylvio Bhering, por ser o dia do padroeiro de sua família – São Joaquim. Muitos dizem que a data é extremamente comercial, uma maneira de impulsionar o comércio nesse período. Nessa onda, vamos conferir alguns comerciais do Dia dos Pais durante os anos.


Em 1992, o Itaú fez um dos comerciais mais marcantes que conhecemos.


Há exatos dez anos, a Pernambucana colocava essa propaganda no ar!



Em 2007, a Claro fez esse comercial gracioso.


(infelizmente, não deu para colocar o vídeo, mas clique no link e divirta-se!)

Voltando...

Temos a marca Dolly investindo em suas trilhas em 2009



E em 2012 a Google “mostrou para que veio”, usando a data comemorativa para divulgar a ferramenta Google +.






Além dos comerciais tradicionais, a mídia usa outros meios para promover a data:


Uma marca de fraldas (Huggies) desenvolveu uma ação promocional, onde através de um cinto com sensor os pais poderiam vivenciar a experiência da mãe, ao sentir o movimento do bebê na barriga. 



E o Google fez um doodle especial para os pais.




E para fechar esse post, vejam alguns dos trabalhos da agência para esse dia dos pais:

Anúncio da Casa Carvalho!



Anúncio e comercial feitos para a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Bauru!