segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mentiras que se diz!!! - Uma breve análise sobre a mentira na propaganda






Hoje é dia da mentira, dia em que pequenas mentiras são contadas e até planejadas para se dizer ao outro, mas que em tom de brincadeira terá seu desfecho em “Primeiro de Abril”, ou seja, “Te peguei com minha mentira”. E lendo sobre a mentira fico a pensar se o dia Primeiro de Abril é se não um dia em que possamos fazer da mentira algo mais leve, não moralmente condenável e que não faça do outro um mentiroso impiedoso?! Pois a mentira está ligada pela nossa sociedade como algo que nos trará culpa, que quebra a confiança e atribui a ela ate características de hipocrisia e mediocridade. Isso é, depende da mentira que se diz, pois há também aquela mentirinha perdoável, ainda mais quando ela vem para criar ordem em pessoas que não se gostam, mas procuram manter o respeito, aquela dita para se educar uma criança sem ser duro demais, que se diz a uma pessoa moribunda, as ditas “mentiras sociais”, ou seja, aquelas que não trazem em si um mal grande e conseqüências piores ainda. 

Por que dia da mentira??? 


Pequenas mentiras ditas no dia a dia: 




A MENTIRA NA PUBLICIDADE E PROPAGANDA


A publicidade e a propaganda são constantemente acusadas de mentir, mentir para vender, mas vamos analisar em conjunto o quer seria essa “mentira”, a Publicidade e a propaganda precisam sim e tem como objetivo fazer com que um produto ou serviço se destaquem em seu meio, que chame atenção e que o consumidor vá até ele, o adquira, o consuma ou use seus serviços, certo? Vivemos em um mundo onde a livre concorrência é um dos ditados mais verdadeiros (oposto da mentira) em seu exercício real no mercado, assim sendo, a publicidade e a propaganda tentam criar laços e sentimentos de identificação em seu público alvo, o trazer para o universo a qual está exibindo e conquistá-lo pela criatividade, pela originalidade, pela empatia que se cria com a marca ou serviço. 

Até aí tudo bem, a construção de um personagem de novela, por exemplo, tem a mesma construção, fazer o público se identificar, gostar ou não, mas criar um sentimento conforme sua personalidade e o núcleo em que está inserido na ficção. Para isso usa-se o figurino, seus gestos e tipos de falas, e comportamentos que irão beirar ao caricato, por isso a mocinha é tão boazinha e inocente daquele jeito e o vilão tão cruel e vil. A Propaganda faz a mesma coisa, cria identidades e um mundo de percepção, há sim um sempre exagero, mas é parte dessa narrativa audiovisual a qual estamos empregados, criando assim estereótipos e situações que podem fugir ou maquiar a realidade.

O que é muito diferente da propaganda ENGANOSA, aquela que mente sobre seu produto ou serviço, um emprego muito usado infelizmente na propaganda política, em que promessas são feitas já se sabendo que não serão cumpridas.  

É de se ter tato para perceber que se você usar certo desodorante não é que as mulheres irão literalmente se jogar em cima de você, mas sim, mulheres, a maioria pelo menos gosta de homens cheirosos e sim, eles se destacam aos que não estão cheirosos.

Podemos dizer que a linguagem da propaganda tem a hipérbole em seu meio, aquela figura de linguagem que emprega o exagero, mas há uma pequena linha tênue entre a mentira e o exagero, para isso há as leis que protegem o consumidor.

Pois é, esse é o dia da mentira, mas nada que está escrito aqui é mentira, tenham um ótimo dia, isso é o que nós da MB Propaganda desejamos sempre!!!  


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