quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A Publicidade e a novela.


A Novela sempre serviu de palco para a publicidade, seja em Merchandisign para divulgar produtos reais em plena trama de ficção, ou para lançar moda em seus figurinos e adornos que compõem personagens e as tornam cada vez mais próximas da vida real ou em tendências de decoração, enfim, a novela, gênero fictício tão aclamado em nosso país sempre colocou em seu roteiro, um espaço reservado para que a publicidade e a propaganda adentrassem seu terreno e fizesse parte da trama como um meio de divulgação.

Agora, observasse o inverso, a novela das oito "Avenida Brasil" atingiu um nível de popularidade que fez com que saísse da telinha e invadisse o meio publicitário como se ela sim fosse real, como se seus personagens existissem. Sim, seu sucesso, você gostando ou não, é tão óbvio que a publicidade e os textos ligados a ele estão dialogando com a trama. 

Em um episódio por exemplo, a vilã/ mocinha, Nina, perde as fotos que encenavam sua rival (também de caráter ambíguo) e começou aí uma pergunta que cabe nos dias de hoje, por que Nina não as guardou em um pen drive? (dispositivo de armazenamento de arquivos de formatos visuais, áudios, etc, que abrem quando acoplados a um computador). No Facebook, rede social de maior uso no momento, começou uma campanha para que Nina adquira um Pen Drive, está "brincadeira" nada mais é que uma extensão da trama ficcional para o mundo real e então o mecanismo de fazer propaganda modifica-se com o comportamento ao qual estamos vendo. 

Abaixo temos um anúncio do Extra Hipermercado fazendo propaganda de Pen Drives, com quem ele dialoga? Com a personagem da novela, a Nina, e de modo inteligente e perspicaz, sabe que muitas pessoas entenderam a mensagem e se identificaram com a tal.



Já no texto abaixo temos uma publicitária escrevendo sobre o fato de Carminha (a rival de Nina) querer que Max (seu Fiel, não tão fiel assim, comparsa) abrisse uma agência de publicidade e propaganda, indignada, ela discorre sobre o porquê Carminha acha que Max se daria bem como um publicitário, sendo que este nunca estudou ou teve contato com esse universo. Carla Madeira, com bom senso faz uma conexão com a novela e o mundo em que ela estudou e se especializou para estar atuando nele, a publicidade e a propaganda. Com humor, também dialoga com o personagem ficcional como se fosse real, pois, no Brasil, nós por mais que não assistamos a novela, sabemos o que é "Avenida Brasil", quem é Nina e Carminha e até mesmo cantar "Kuduro".



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